Seleccionar as células é uma das mais importantes tarefas do Excel, já que, quase toda a informação é armazenada em células ou intervalos de células. Assim, antes de introduzir, alterar ou formatar a informação, torna-se necessário saber como seleccionar células ou intervalos de células.
Seleccionar uma célula
Para seleccionar uma célula, siga o passo seguinte:
Clique na célula que pretende seleccionar
![](https://i0.wp.com/bitschool.pt/wp-content/uploads/2022/07/Excel_365_2_1_1.png?ssl=1)
![](https://i0.wp.com/bitschool.pt/wp-content/uploads/2022/07/Excel_365_2_1_1M1.png?resize=496%2C317&ssl=1)
Nota: Para saber qual a célula seleccionada pode olhar para a coluna (C) e linha (4) sombreadas ou ver a referência da célula (C4) na Caixa de Nome
Seleccionar linhas
Clique no topo da linha que pretende seleccionar
Para seleccionar várias linhas clique no topo da primeira linha e arraste até ao topo da última linha que pretende seleccionar.
![](https://i0.wp.com/bitschool.pt/wp-content/uploads/2022/07/Excel_365_2_1_2.png?ssl=1)
![](https://i0.wp.com/bitschool.pt/wp-content/uploads/2022/07/Excel_365_2_1_2M1.png?resize=329%2C266&ssl=1)
Nota: Para seleccionar várias linhas seguidas, a partir do teclado, seleccione a primeira linha e em seguida carregue na tecla SHIFT e com as teclas das setas Para Cima ou Para Baixo, seleccione as linhas pretendidas.
Seleccionar colunas
Clique no topo da coluna que pretende seleccionar
Para seleccionar várias colunas seguidas. clique no topo da primeira coluna e arraste até ao topo da última coluna que pretende seleccionar.
![](https://i0.wp.com/bitschool.pt/wp-content/uploads/2022/07/Excel_365_2_1_3_1.png?ssl=1)
![](https://i0.wp.com/bitschool.pt/wp-content/uploads/2022/07/Excel_365_2_1_3_1M1.png?resize=412%2C425&ssl=1)
Nota: Para seleccionar várias colunas seguidas. a partir do teclado, seleccione a primeira coluna e em seguida carregue na tecla SHIFT e com as teclas das setas Para a Esquerda ou Para a Direita, seleccione as colunas pretendidas.
Seleccionar um intervalo de células
Um intervalo de células é um conjunto de células que se estende por várias colunas ou linhas.
Clique na primeira célula que quer incluir no intervalo
Arraste até à última célula que quer incluir no intervalo
![](https://i0.wp.com/bitschool.pt/wp-content/uploads/2022/07/Excel_365_2_1_4.png?ssl=1)
![](https://i0.wp.com/bitschool.pt/wp-content/uploads/2022/07/Excel_365_2_1_4M1.png?resize=384%2C467&ssl=1)
Nota: Também pode seleccionar um intervalo de células, seleccionando a primeira célula e em seguida carregar na tecla e de SHIFT e com as Teclas das Setas seleccionar as células pretendidas.
Seleccionar toda a folha
Também é possível seleccionar toda a folha.
Clique no botão Seleccionar Tudo
![](https://i0.wp.com/bitschool.pt/wp-content/uploads/2022/07/Excel_365_2_1_5.png?ssl=1)
![](https://i0.wp.com/bitschool.pt/wp-content/uploads/2022/07/Excel_365_2_1_5M1.png?resize=666%2C343&ssl=1)
Tecla de Atalho: Carregue em CTRL+T, para seleccionar toda a folha
Seleccionar células não adjacentes
Todos os métodos anteriores podem ser utilizados para seleccionar células que sejam adjacentes. No caso de se pretender seleccionar colunas, linhas ou intervalos de células não adjacentes, devem-se seguir os seguintes passos:
Seleccionar a primeira linha, coluna ou intervalo de células
Carregar na tecla CTRL e seleccionar os outros blocos de células não adjacentes
![](https://i0.wp.com/bitschool.pt/wp-content/uploads/2022/07/Excel_365_2_1_6-1024x631.png?resize=1024%2C631&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/bitschool.pt/wp-content/uploads/2022/07/Excel_365_2_1_6M1.png?resize=642%2C281&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/bitsebytes.pt/wp-content/uploads/2021/09/banner_teste2.png?resize=728%2C90&ssl=1)